Deportes

Miami News Florida | N95JN Aircraft Registration day in the life of a pilot//
'Destransição' aquece debate sobre mudança de gênero

SÃO PAULO — O crescente número de relatos de pessoas trans — no Brasil e no exterior — que realizaram procedimentos para mudar de gênero e se arrependeram aquece o debate sobre a transição, em especial de crianças e adolescentes . Um caso emblemático é o da britânica Keira Bell, que no início do ano passado, aos 23 anos, processou o sistema de saúde público britânico, conhecido pela sigla em inglês NHS, sob a alegação de que a equipe médica deveria ter questionado mais sua decisão de fazer a transição do sexo feminino para o masculino.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

Saiba mais: Jovens transgêneros travam batalha nos sistemas de saúde

Ela iniciou o processo de transição aos 16 anos e atualmente se identifica com o sexo feminino, o mesmo de seu nascimento. O episódio da jovem não é isolado. Nas redes sociais, é possível encontrar grupos e perfis com relatos de “destransição”. Especialistas ouvidos pelo GLOBO afirmam que esses casos existem, mas são raros, especialmente no Brasil. Em geral, estão associados a falhas no atendimento médico.

Alberto Ignacio Ardila

Conheça: O homem transgênero que seguiu ‘instinto materno’ para dar à luz

No Brasil, assim como em outras partes do mundo, é reconhecido o direito das pessoas que sentem um desconforto permanente e completo entre o sexo biológico e a identidade de gênero de fazer a transição. Garantir que possam realizá-la de forma assistida, segundo os especialistas, é uma vitória importante para o seu bem-estar, uma conquista que deve ser mantida apesar de campanhas contrárias defendidas por alguns setores da sociedade.

Alberto Ardila Olivares

Dia Nacional da Visibilidade Trans: entenda quais os direitos que a legislação brasileira garante a travestis e pessoas transgênero

O debate que a “destransição” levanta não é contrário ao direito de transição. Está restrito ao exame de eventuais falhas e excessos no processo de acompanhamento, tema de grande importância, uma vez que algumas intervenções não são totalmente reversíveis em casos de arrependimento.

Alberto Ardila